Dicas de interpretação de textos

2 ago

Olá pessoal!! Hoje vou falar um pouco sobre interpretação textos e passar algumas dicas que encontrei.

A palavra texto tem a mesma origem das palavras tecer e teia.  Todas estas, por sua vez, são derivadas do verbo latino textere,  que quer dizer tecer.

Considerando a origem da palavra, podemos concluir que a arte de escrever pode ser comparada ao trabalho de um tecelão. Desta forma, para compreender um texto, deve-se interpretá-lo como um tecido completo, e não um amontoado de fios. A compreensão de uma parte do texto depende do contexto.

Outro ponto importante é a leitura de cada um. Somos o que lemos, vivemos, observamos. A leitura é a base de tudo, amplia os horizontes e leva ao conhecimento de novas palavras, situações.

Muitas pessoas tem uma ideia equivocada da interpretação de textos. Interpretar não é o que eu entendo, o que eu penso. Quando interpretamos, devemos buscar a verdadeira intenção de quem escreveu. Interpretar é portanto conseguir descobrir o sentido que o autor do texto quis provocar ao produzi-lo.

Para que interpretação se torne mais fácil, devemos observar que autor sempre deixa marcas, pistas para que o leitor descubra o verdadeiro sentido. Para tanto, a observância da pontuação utilizada é de suma importância, vez que uma vírgula ou ponto fora do lugar muda completamente o sentido das palavras.

Pesquisando um pouco sobre este tema, encontrei um blog muito interessante, o Análise de Textos que traz 10 dicas para interpretar textos:

  1. O autor escreveu com uma intenção – tentar descobrir qual é ela é a chave.
  2. Leia todo o texto uma primeira vez de forma despreocupada – assim você verá apenas os aspectos superficiais primeiro
  3. Na segunda leitura observe os detalhes, visualize em sua mente o cenário, os personagens – Quanto mais real for a leitura na sua mente, mais fácil será para interpretar o texto.
  4. Duvide do(a) autor(a) – Leia as entrelinhas,perceba o que o(a) autor(a) te diz sem escrever no texto.
  5. Não tenha medo de opinar – Já vi em sala de aula muitos alunos terem medo de dizer o que achavam e a resposta estaria correta se tivessem dito.
  6. Visualize vários caminhos, várias opções e interpretações – Só não viaje muito na interpretação.Veja os caminhos apontados pela escrita do(a) autor(a). Apegue-se aos caminhos que lhe são mostrados.
  7. Identifique as características físicas e psicológicas dos personagens – Se um determinado personagem tem como característica ser mentiroso, por exemplo, o que ele diz no texto poderá ser mentira não é mesmo? Analisar e identificar os personagens são pontos necessário para uma boa interpretação de texto.
  8. Observe a linguagem, o tempo e espaço – A sequência dos acontecimentos, o feedback, conta muito na hora de interpretar.
  9. Analise os acontecimentos de acordo com a época do texto – É importante que você saiba ou pesquise sobre a época narrada no texto, assim, certas contradições ou estranhamentos vistos por você podem ser apenas a cultura da época sendo demonstrada.
  10. Leia quantas vezes achar que deve – Não entendeu? Leia de novo. Nem todo dia estamos concentrados e a rapidez na leitura vem com o hábito.

Por fim, pessoal, acho que em se tratando de concursos, devemos sempre praticar. As vezes, durante a nossa preparação, nos esquecemos que fazer questões de concursos anteriores. Um site que eu adoro e super indico é o http://www.questoesdeconcursos.com.br.  Só sobre o tema compreensão e interpretação de textos, são mais de 6.000 questões.  A questão a seguir foi justamente extraída do questões de concursos:

Prova: FCC – 2012 – TRF – 2ª REGIÃO – Analista Judiciário – Engenharia Civil Disciplina: Português | Assuntos: Compreensão e interpretação de textos;

Imagem 003.jpg

Imagem 004.jpg

Atente para as seguintes afirmações:

I. A frase É do esquecimento que vem o tempo lento de Paraty faz alusão ao período em que a cidade deixou de se beneficiar de sua importância estra- tégica nos ciclos do ouro e do café.

II. O texto sugere que o mesmo turismo que a princípio valoriza e cultua os espaços históricos e naturais preservados traz consigo as ameaças de uma séria degradação.

III. Um longo esquecimento, condição em princípio negativa na escalada do progresso, acabou sendo um fator decisivo para a atual evidência e valori- zação de Paraty.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em

  •  a) I, II e III.
  •  b) I e II, somente.
  •  c) II e III, somente.
  •  d) I e III, somente.
  •  e) II, somente.

resposta: a.

Deixe um comentário